No passado sábado a Blackbox do espaço GNRation transformou-se numa espécie de savana, encheu-se de crianças com os respetivos pais e recebeu o lançamento do novo livro da editora Paleta de Letras, “OBAX”, da autoria do brasileiro André Neves.

“OBAX” significa “Flor” em somali e é o nome da protagonista principal, uma menina africana que, para além de brincar com animais selvagens, adora inventar histórias.

Na mesa estiveram Pedro Seromenho, como editor da Paleta de Letras, e a amiga de infância do autor brasileiro, Edneida Cavalcanti, que falou e mostrou imagens de todo o percurso de vida de André Neves, nomeadamente a viagem que o inspirou e o processo de criação dos personagens e do storyboard do livro.

A sessão começou com a apresentação oficial do booktrailer, ao qual se seguiu uma breve conversa de afetos, e terminou com um espetáculo de dança tribal que envolveu as crianças ao som de instrumentos tradicionais, enquanto a história era narrada e cantada através de um tapete gigante.

Entre outros prémios, “OBAX” recebeu o Jabuti – melhor livro infantil 2011 – e ganhou protagonismo quando o ex-presidente Lula da Silva o escolheu para contar histórias.

A história de André Neves foi adaptada por Pedro Seromenho que adiantou: a Paleta de Letras pretende publicar outras obras dele em Portugal. O André é um talentoso artista que, em breve, se tornará num marco da literatura infantil lusófona. Este ano, na lista dos 30 melhores livros infantis da Revista Crescer, três dos títulos são seus.