AUTORES ESTRANGEIROS

Valeria Docampo
Valeria DocampoIlustradora
Valeria Docampo é argentina, mora em Lyon, França, e é neta de portugueses. Ela acredita que a ilustração está enraizada no quotidiano: as crianças, os olhos de um cão, a forma de uma árvore, o som da chuva ou os aromas do café da manhã. Nascida em Buenos Aires, estudou Belas Artes e formou-se em Design Gráfico e Comunicação Visual na Universidade de Buenos Aires onde lecionou. Desde 2003 que se dedica a ilustrar livros infantis, como “A Grande Fábrica de Palavras”, sempre em busca de novas técnicas.

Benjamin Lacombe
Benjamin LacombeIlustrador
Benjamin Lacombe andou na Escola Nacional de Artes Decorativas (ENSAD) em Paris e, aos 19 anos, publicou o seu primeiro livro. Desde então, trabalhou com dezenas de editoras de todo o mundo e os seus temas recorrentes são a juventude, a melancolia, a solidão e a diferença, temáticas tabu que fogem ao habitual universo infantil colorido, num misto de inspiração pré-rafaelista e arte contemporânea. Bem ao seu estilo, Lacombe apresenta-nos uma “Branca de Neve” envolta em mistério e nostalgia.

André Neves
André NevesEscritor / Ilustrador
André Neves é brasileiro, tem livros publicados em diversas editoras e ganhou vários prémios literários, entre os quais o “Prémio Luíz Jardim 2001 – melhor livro de imagem” e o “Prémio Jabuti 2011 – melhor livro infantil” com “OBAX”. Como escritor, recebeu também a menção honrosa no Prémio Jabuti 2003. Grande parte das suas obras têm o selo “Altamente Recomendável”, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. André dedica-se à arte de escrever e de ilustrar para crianças de todas as idades.

Agnès de Lestrade
Agnès de LestradeEscritora
Agnès de Lestrade é francesa, gosta de escrever, de sonhar e de proteger o mundo, inventando o seu próprio. Quando não está a escrever, a ler, a sonhar e a beber chá, ela inventa jogos para as pessoas rirem, músicas para estas chorarem, e ainda teve tempo para conceber dois filhos lindos nos quais testa tudo o que escreve. O seu primeiro livro “A menina que não queria cuspir” foi publicado em 2003 e, desde então, já publicou mais de cinquenta livros, romances e álbuns infantis em editoras de diferentes países.

AUTORES NACIONAIS

Pedro Seromenho
Pedro SeromenhoEscritor / Ilustrador
De nacionalidade portuguesa, Pedro Seromenho nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria, Zimbabué. Atualmente reside em Braga e, embora formado em Economia, dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros infanto-juvenis e a colaborar em revistas e jornais.

Sandra Fernandes
Sandra FernandesIlustradora
A Sandra Fernandes é bracarense e ilustrou o álbum infantil “Felismina Cartolina e João Papelão”. Licenciou-se em Design Gráfico pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e, de modo a aprofundar os conhecimentos, encontra-se no segundo ano do Mestrado de Ilustração e Animação.

Sebastião Peixoto
Sebastião PeixotoIlustrador
Sebastião Peixoto é bracarense e licenciou-se em pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Colaborou em exposições colectivas e individuais e ilustrou para diversas editoras. O seu livro “Quando for… grande” foi finalista do prémio melhor livro infantil de 2012 pela Sociedade Portuguesa de Autores.

José Machado
José MachadoIlustrador
José Machado nasceu em 1989 e licenciou-se em Design Gráfico no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Encontra-se a tirar Mestrado em Ilustração e Animação pela mesma faculdade. O seu trabalho como ilustrador combina a inspiração de múltiplas vertentes transversais ao comics, caricatura e história.

Cátia Vidinhas
Cátia VidinhasIlustradora
Cátia Vidinhas nasceu em 1989, num lugar onde as montanhas são tão altas que facilmente se consegue chegar ao céu. Após vários anos a desenhar nas nuvens e a colorir livros de pintar oferecidos pela avó, decide licenciar-se em design gráfico, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, e depois tirar uma pós-graduação em Design da Imagem na Faculdade de Belas Artes do Porto, cidade onde continua a viver, e trabalha como designer e ilustradora. Autora das ilustrações de dois livros infantis, intituladas por: “Os Cavalos de Santiago”, (2012) e “Nadav” (2012).

Lurdes Breda
Lurdes BredaEscritora
Lurdes Breda é natural do concelho de Montemor-o-Velho e frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses, da Universidade Aberta e foi premiada em vários certames literários nacionais e internacionais. É autora de dezoito obras e coautora de outras dez, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique. Conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. Participa em atividades que visam a integração da pessoa com deficiência na sociedade e a promoção do livro e da leitura, em escolas e bibliotecas de todo o país. Colabora em revistas e em jornais de âmbito nacional e regional.

Patrícia Figueiredo
Patrícia FigueiredoIlustradora
Patrícia Figueiredo cresceu em Lamego e vive no Porto, onde se licenciou em Artes-Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes. No último ano do curso partiu para Cracóvia (Polónia) onde cresceu o seu gosto pelo Cinema de Animação e pela Ilustração. Actualmente frequenta o Mestrado em Ilustração e Animação no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e realiza o filme “Foi o Fio”. Em 2013 ilustrou os livros infantis “Os Dois Irmãos e a Bruxa” e “A Fuga da Ervilha”.